Laudos de Estabilidade Estrutural

 

A Prestto elabora o laudo técnico de inspeção predial para seu prédio.

Contando com uma equipe de profissionais altamente qualificados, experientes e especializados, nossa empresa elabora o LTIP - LAUDO TÉCNICO DE INSPEÇÃO PREDIAL obrigatório para as edificações e prédios de Porto Alegre, atendendo todas as normas técnicas da ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas) e SMURB - Secretaria Municipal de Urbanismo.

 

O laudo atestará o bom estado de conservação das edificações ou indicará as devidas correções e consiste em um levantamento técnico e minucioso de todos os componentes da edificação, do alicerce ao telhado, passando pelas estruturas e demais instalações constantes na edificação. Ainda se for o caso, nossa empresa poderá fornecer um plano para a recuperação predial, especificando as prioridades segundo as necessidades encontradas. 

 

Desde o dia 24 de fevereiro de 2014 está em vigência o Decreto Municipal N° 18.574, o qual dispõe sobre o uso, a manutenção e a inspeção predial periódica dos imóveis de Porto Alegre e revoga o Decreto nº 17.720 de 02 de abril de 2012, definindo a obrigatoriedade de apresentação junto à Secretaria Municipal de Urbanismo (SMURB) do Laudo Técnico de Inspeção Predial (LTIP), cuja a periodicidade da inspeção será de cinco anos para todas as edificações.

 

O documento, que deverá ser elaborado por um profissional habilitado junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RS) ou Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-RS), terá que atestar as condições de segurança das edificações, indicando patologias ou risco de acidentes e demais recomendações a serem adotadas, para que no final obtenham, junto à SMURB, o Certificado de Inspeção Predial. A apresentação da LTIP deverá ser acompanhada da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou Registro de Responsabilidade Técnica (RRT).